Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

De Repente Já Nos...40!!!

O Lado B da Vida

De Repente Já Nos...40!!!

O Lado B da Vida

Véspera do Dia de Todos os Santos e Ante-Véspera do Dia dos Fiéis Defuntos

Estando Portugal numa região que já foi povoada por povos pagãos, nomeadamente algumas tribos celtas, também faz parte da nossa cultura, este tributo aqueles que já partiram. Celebrações que mais tarde foram açambarcadas pela religião católica que para se instaurar mais rapidamente optou por transformar as celebrações populares à sua imagem em vez de as combater ou proibir.

 

As preparações começam alguns dias antes. Em muitos sítios de Portugal, ainda se mantêm a tradição de se limparem as campas nos cemitérios e trocar as flores já secas, para receberem as visitas de familiares que se fazem nestes dias e honrar os que nelas descansam.

 

A tradição do "Pão por Deus" tem a sua origem no hábito de partilhar, nesta noite em que apenas um fino véu separa o mundo dos vivos daqueles que já partiram, as refeição com os entes queridos que regressavam brevemente do outro mundo.

Mais tarde estas oferendas foram reclamadas em nome de Deus. Broas, bolos de especiarias, romãs, frutos secos, nozes, castanhas, algumas moedas, são ainda hoje colocadas em sacos de pano confeccionados com retalhos de tecido.

 

Era também costume acender fogueiras nesta noite para iluminar os espíritos bons e afugentar as almas maléficas que não suportavam a luz. Hoje em dia esta tradição está ainda representada nas velas que se acendem nas campas.

 

Acreditem ou não que neste dias "eles andem aí", desejo um bom feriado a todos.

 

finados.jpg

 

 

 

8 comentários

Comentar post