Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

De Repente Já Nos...40!!!

De Repente Já Nos...40!!!

Somos Todos Pedrogão Grande

É que somos todos mesmo. Para começar a minha homenagem a todas as vitimas e famílias.

 

E quero sobretudo relembrar enquanto há ameaças que provocam tanta tragédia diária no mundo que não podem ser controladas (poder podiam mas não vamos agora falar de quem é a culpa do negócio do armamento).

 

Com tantos incêndios que temos tido nos últimos anos, já deviamos (e falo em todos nós) estar mais preparados para evitar uma tragédia desta dimensão. Por que aqui é mesmo necessário prevenir.

 

Não deitar só a culpa nos outros e relembrar o que está também nas nossas mãos fazer esta prevenção.

 

Não acender fogueiras ao ar livre

 

Se fizermos uma fogueira em local devidamente autorizado limpar a área circundante num perímetro de 5 metros, rodear o local com pedras e ter atenção à intensidade do vento.

 

Manter sempre por perto uma fonte de água caso ocorra algum imprevisto.

 

Antes de se abandonar o local certificar que apagamos bem a fogueira com terra e pedras e que não restam brasas acesas.

 

Não deitar pontas de cigarros nem fósforos para o chão. Principalmente se circularmos de carro e não tivermos noção que ficou bem apagado.

 

De preferência não fumar de todo numa zona de floresta.

 

Nunca deitar fora vidros, plásticos e papéis, para além de poluirem o local são materiais extremamente inflamáveis, no caso dos plásticos e papéis e no caso dos vidros devido ao sobreaquecimento podem despoletar um incêndio.

 

Caso se encontre alguma das situações acima mencionadas fazer os possíveis para as corrigir de forma a que se possa evitar o pior.

 

Ajudar a limpar as zonas de mato que vos rodeiam caso vivam mais perto da natureza.

 

Se detectar um incêndio, não hesitar em telefonar para a Linha de Alerta de Incêndio117 - de forma a avisar as entidades competentes. O aviso poderá ser fundamental para que acorram atempadamente ao local do fogo.

 

Vamos também ter consciência que também é dever de todos nós, também está nas nossas mãos respeitar a natureza e sobretudo prevenir incêncios e tragédias futuras,

 

9 comentários

Comentar post