Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

De Repente Já Nos...40!!!

O Lado B da Vida

De Repente Já Nos...40!!!

O Lado B da Vida

Redação: A Minha Avó

A minha avó tem 91 anos. A minha avó mora sozinha de 2ª a 6ª e neste dia os meus pais vão buscá-la para passar o fim de semana na casa deles.

 

A minha avó aos sábados costuma levantar-se antes das 8h, arranja-se e enfia-se na cozinha. Ajuda a minha mãe com o pequeno-almoço, em seguida faz uma panela de sopa para o jantar, depois passa para o almoço, lava a loiça do almoço e lava o chão. Só pelas 15h é que começa a mostrar sinais de cansaço.

 

Se apareço lá para almoçar e se me sento no sofá a dar festas ao gato e a minha mãe escapuliu da cozinha em pézinhos de lã, logo o radar dela é accionado: "Oh Ana não te importas de vir aqui provar?", "Oh Ana, onde é que anda a tua mãe?", "Oh Mariazinha (a minha mãe e filha dela) onde é que te enfiaste. Já fizeste aquilo?", "Já telefonaram ao vosso tio que faz hoje anos?", "Olhem a mesa. Já está na hora de pôr a mesa", "E a salada? Alguém tem que vir fazer a salada". 

 

Se calho a telefonar-lhe para casa durante a semana à hora de almoço, diz-me enquanto suspira: "Ah estou um bocadinho cansada. Já fiz uma panela de sopa, já lavei o chão de uma ponta à outra (a minha avó ainda é daquelas que acham que o chão só fica bem lavado de joelhos com um pano e um balde. Aspiradores e esfregonas nunca entraram no seu dicionário) e já lavei ali umas coisinhas (a máquina de lavar já entra no dicionário dela mas é só de ano a ano, normalmente "lavar umas coisinhas" significa sabão azul e branco e o lavatório da casa de banho ou a banheira).

Mas poça, não percebo porque é que estou assim tão cansada."

 

No outro dia passei por casa dela num dia da semana com as minhas sobrinhas e fui logo catada para limpar as partes mais altas dos armários e estantes onde ela não chega: "Eu até há pouco ainda subia ao escadote mas desta vez achei que era melhor pedir ao teu tio ou à tua mãe mas já que está aqui faz-me lá isso. Tiras a tralha toda e pões Pronto... isso é pouco. Põe mais produto. E limpa também à frente...não essa foto não estava aí...não...também não é aí..mais para a esquerda...não...um pouco mais para a frente...e essa chávena também não é assim...olha lá se fosses fazer as limpezas a casa de alguém tinhas que tomar atenção onde é que eram as coisas...." nisto já as minhas sobrinhas se rebolavam a rir e filmavam com o telemóvel.

 

Quando os almoços são cá em casa, organizo-me de forma a fazer tudo para elas terem um dia de descanso. Mas acabo com a minha avó atrás de mim de braços cruzados a rondar de um lado para o outro e a perguntar: "Não há mesmo nada para fazer?".

 

Das poucas vezes que tivemos a ideia de lhe dizer: "Porque é que não te sentas aqui no banco" a reação foi: "Sentada num banco?!  SENTADA NUM BANCO?!  isso era o que nós diziamos na minha terra aos velhinhos, vou-me lá sentar num banco".

 

Muitas vezes eu e a minha mãe temos que fugir dela para a outra parte da casa. No outro dia dizia eu à minha mãe: "Falam tanto de crianças hiperativas e a nós calhou-nos uma idosa hiperativa".

 

Será que temos que lhe dar Ritalina?

 

Fim da redação

 

(Final cómico. Para as mentes menos brincalhonas não pensem que quero mesmo drogar a minha avó).

 

 Resultado de imagem para vovo dançando

 

21 comentários

Comentar post

Pág. 1/2