Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

De Repente Já Nos...40!!!

O Lado B da Vida

De Repente Já Nos...40!!!

O Lado B da Vida

Eu Ainda Sou Do Tempo

É que sou mesmo, não estou a falar do passado. 

 

E ainda sou do tempo do quê? Como diziam os "Rio Grande": "Cá chegou direitinha a encomenda, pelo expresso que parou na Piedade". Ainda sou do tempo em que os meus avós, gente de Lamego, recebiam encomendas lá da terra.

 

Maçãs, chouriças, moiras, salpicão que transformavam o cheiro da casa dos meus avós. A casa de jantar onde se arrumavam as caixas ficava a cheirar a maçãs e toda a casa ganhava o cheiro fumado dos enchidos. 

Deviamos receber outras frutas da época mas nenhuma perfumava tanto a casa como as maçãs.

 

Depois, também chegavam,  batatas, couves e os nossos preferidos as célebres Bolas de Lamego (de fiambre, vinha d'alhos, bacalhau e sardinha), biscoito da Teixeira e Bolo Podre (pão de azeite).

 

Com a morte da minha bisavó estes carregamentos que se iam buscar à carreira (como se chamam às camionetas naquela zona) terminaram mas há sempre família que vem cá abaixo e não se esquece de nós.

Isto para dizer e falando em fruta da época que esta semana chegaram à casa da minha avó, diretamente das cerdeiras (e aqui fica mais um termo do norte) do meu tio-avô que aos 84 anos ainda trata de vários hectares de terreno, 20 kilos de:

 

 

IMG_6512.JPG

 

25 comentários

Comentar post