Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

De Repente Já Nos...40!!!

O Lado B da Vida

De Repente Já Nos...40!!!

O Lado B da Vida

E Os Espanhóis?

Bem, esta semana está-me a dar para falar do português.

 

E como é? Os espanhóis são mesmo burros ou apenas embirrantes a respeito da nossa língua? (Com todo o respeito por nuestros hermanos).

 

Confesso que por mim nunca acreditei naquela mania de não entenderem o português, acho sempre que é má vontade. Quando faço esta afirmação há sempre quem ponha água na fervura e diga que coitados, a culpa não é deles o português é que é mesmo difícil.

 

Por mim leio facilmente em Espanhol e embora não fale por não saber construir frases e conjugar verbos, percebo o sentido do que dizem numa conversa.

 

Dito isto, fui este ano à Feira Medieval de Óbidos e enquanto esperava ser atendida para comprar um bolo, tinha à minha frente uma espanhola que após apontar para o bolo que queria quando a empregada lhe disse: "Dois Euros", perguntou prontamente: "¿Qué?" ao que a outra teve que responder: "Dos".

 

Fiquei a pensar: "Não acredito", isto não é possível, até em alemão e mandarim consigo contar até cinco pelo menos.

 

Passados uns minutos enquanto esperava que uma amiga saísse da casa de banho estive entretida a ouvir uma conversa entre um espanhol e um português. Dois moços novos, vestidos de metaleiros, com ar de serem fixes e despretensiosos. E espante-se, não se conheciam de lado nenhum e estavam ali numa longa conversa, um em português e outro em espanhol como se falassem a mesma língua. Nunca pediram para o outro repetir nada.

 

E então tenho razão ou não? Digam lá se isto da maior parte dos espanhóis teimar que não percebe o português é falta de vontade ou não?

25 comentários

Comentar post

Pág. 1/2