Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

De Repente Já Nos...40!!!

O Lado B da Vida

De Repente Já Nos...40!!!

O Lado B da Vida

Da Única Resolução de Ano Novo - A Literária - A 21 (ou 23) de Conseguir o Objectivo

Dia 2, estou por casa e aproveito para agendar alguns post. Este vai demorar algum tempo a escrever, já vão perceber porquê.

 

Escrevo este post de coração apertado porque isto vai-me custar. E vai-me custar por duas razões, porque se calhar vou ler livros verdadeiramente aborrecidos e porque o meu feitio que me leva a desistir de tudo o que me custa e que me aborrece, seja lá em que área da minha vida for, vai ter de ser contrariado.

 

Por isso, e para domar um pouco esta minha característica e simbolicamente estender a outras áreas da minha vida e não desistir de tudo o que seja difícil ou aborrecido como já referi, este ano decidi, e agora faço uma pausa para respirar fundo, avançar mesmo com a resolução de ano novo literária, deitar "a pilha" abaixo (dos que estou a ler, dos novos, dos encalhados) e não entrar nem na biblioteca, nem numa livraria para buscar novas leituras enquanto isto não estiver resolvido.

 

Não são os 13 que fotografei no outro dia mas sim, 20 cá em casa (andei a dar uma vista às estantes da sala) e mais três livros que estão reservados na biblioteca desde o ano passado. Um nunca foi devolvido desde Novembro, o outro tem 14 reservas à minha frente e caso não desapareça também, só deve chegar no verão às minhas mãos e o terceiro, cuja leitura já vai avançada, deve voltar esta semana.

 

Mas se daqui a um mês ou dois esta resolução for ao ar, também não se admirem, o meu eu habitual foi mais forte e voltou a ganhar.

 

Na maioria não estão aqui grandes romances, daí haver muitos encalhados. Mas se quando trago livros da biblioteca os abandono facilmente porque não estou a gostar e posso devolver e passar a outro, a estes vou dar uma segunda oportunidade porque os comprei.

 

Segue-se a lista dos livros e uma pequena explicação do porquê de ainda não terem sido lidos.

Possivelmente não vão ter paciência para ler tudo mas deixo também os títulos para poderem procurar caso algum vos aguce a curiosidade.

 

Uma  lista de 23 livros assim de seguida parece estranho mas num ano, é normal. Escrevi o número de páginas apenas para fazer contas. Não tenho qualquer noção de quantos livros leio por ano. Nunca contabilizei. Mas neste caso serão cerca de 8000 páginas, o que dá 22 por dia, nada de extraordinário.

 

 Vamos então à lista inicial - A 21 (ou 23) de Conseguir o Objectivo

 

Untitled design.png

 

Os Que Estou a Ler Normalmente

 

9789898839817.jpg

Se não estou em erro foi a Happy que estava a ler e sugeriu. Fui logo buscar à biblioteca, estou a gostar muito, tenho que devolver até dia 11 de Janeiro mas conto terminar ainda esta semana. Faltam menos de 50 páginas.

 

 

CAPA_o-livreiro-de-paris.jpg

Trouxe da biblioteca no mesmo dia em que trouxe o anterior. Não posso dizer que não estou a gostar até porque já deixei aqui duas citações deste livro. Mas dediquei-me mais ao anterior, ao que vou referir a seguir e a outras duas leituras mais natalícias que terminei e acabou por ficar mais atrasado. Também tenho que devolver até dia 11, faltam menos de 200 páginas e vai ser o próximo livro a ter toda a minha atenção.

 

 

250x.jpg

Mais um que estou a ler. O título e a capa originais são muito melhores do que estas tretas que eles fazem para chamar a atenção e vender em Portugal.

Desde há uns anos que sai sempre um livro desta autora perto da época natalícia. São comédias românticas que sabem bem ler nesta época. Estou a gostar muito mas parei nesta última semana para me dedicar aos dois anteriores que tem de ser devolvidos à biblioteca. Faltam cerca de 300 páginas.

 

 

Download-A-Rainha-Descalça-Ildefonso-Falcones-em-

Este é da biblioteca, não está cá em casa. Está nesta lista das leituras em curso porque o devolvi apenas por alguém o ter reservado, e sempre que isto acontece não podemos renovar o livro, somos obrigados a devolver.

É sobre a comunidade cigana em Sevilha na época das origens do flamenco e estava a adorar. Devem faltar umas 400 páginas para terminar.

 

 

Os Encalhados Em Português

 

The-Shipping-News.jpg

Tenho este livro há uns dez anos. Vi o filme primeiro e adorei. Acho que fiquei um pouco desiludida por causa do livro não me estar a prender como o filme e foi ficando. Quando lhe pegar tem de ser do início. Cerca de 350 páginas. Ganhou o Pulitzer.

 

 

250x (1).jpg

Comprei para oferecer à minha avó que adora ler, depois leu a minha mãe e depois cá ficou encalhado. Um daqueles livros que normalmente gosto de ler, um romance sobre três gerações de mulheres da mesma família. Vou-lhe pegar do início dando mais atenção a ver se me entusiasmo dado também ter passado pela mão das três gerações cá de casa. 380 páginas.

 

 

Furiosamente-Feliz.jpg

Não é um romance. Foi também uma sugestão que li aqui nos blogs. Já não me lembro de quem, desculpem. Um relato real sobre a vida da autora que sofre de distúrbios psicológicos que lhe condicionam a vida. Ela resolveu dar a volta e enfrentar a vida com humor.

Tem episódios muito divertidos mas no fundo está mais relacionado com a vivência norte-americana e eu acabei por não conseguir absorver tudo por não estar dentro dessa realidade social e desinteressei-me.

Não vou retomar de início porque são relatos independentes. Faltam cerca de 270 páginas para o final.

 

 

250x (2).jpg

Adoro Joanne Harris, uma das minhas autoras favoritas, adoro livros fantásticos relacionados com mitologia mas este está a...custar-me...muito...a...ler. Acho que a mitologia nórdica não me diz muito.

A leitura dura há 5 ou 6 anos e não lhe vou pegar do início porque o desenrolar dos acontecimentos é lento e vou-lhe pegando periodicamente. Consigo apanhar sempre de onde fiquei.

Faltam cerca de 350 páginas, só li 150 nestes anos. Acho que vou ler uma página por dia para ter a certeza que o termino e assim não custa nada . Há um segundo volume mas só compro se acontecer um milagre e de repente começar a adorar este.

 

 

quatro-amigos.jpg

Foi das poucas vezes que me conseguiram impingir algo, os vendedores nunca têm sorte comigo. Era o livro recomendado pela Bertrand quando fui comprar outro. O rapaz da caixa falou-me dele apaixonadamente e como era sobre um grupo que parte em viagem também me entusiasmei e comprei. Mas como podem reparar a maior parte das minhas leituras são no feminino e este é sobre um grupo de homens. Acabei por passar a outras leituras rapidamente. Tenho que lhe pegar do início. 330 páginas.

 

 

1134474.jpg

 

Comprei no ano passado, parecia interessante, a autora fartou-se de ganhar prémios mas eu estava só a achar aborrecido. É melhor pegar do início com mais atenção e vontade. Cerca de 220 páginas.

Supostamente «Se passar algum tempo a ler este romance, ficará convencido de que Rachel Cusk é uma das mais inteligentes escritoras vivas.» - New York Book Review

 

image.jpg

Fala de viagens, fala de gerações, fala de gastronomia, fala de tudo o que me entusiasma num romance. Mas também está tudo misturado e eu já estava a ficar baralhada. Terei que me dedicar só a ele quando retomar de início. Cerca de 400 páginas.

 

 

500x.jpg

Um grupo de amigas a fazer uma peregrinação a Santiago de Compostela para se encontrar. Mais um livro que me devia ter prendido e ficou abandonado. A ler do início. Cerca de 290 páginas.

 

 

Os Encalhados Em Língua Estrangeira

 

Leio francês fluentemente e leio espanhol com um dicionário ao lado só para consultar uma ou outra palavra que me falha para ter o prazer de compreender tudo. Mas confesso que estes ficaram encalhados porque no fundo ler noutra língua não me sabe tão bem como na nossa e foram sendo ultrapassados por outras leituras.

 

 

51SAVN5JC5L._SX210_.jpg

Está parado há anos mas não vou recomeçar por já ter chegado a meio. Lembro-me da história por alto. Faltam cerca de 450 páginas (livro de bolso com 900 ).

 

 

51Zq6G7-1jL._SX300_BO1,204,203,200_.jpg

Este não está encalhado, encomendei na Amazon ao mesmo tempo que o anterior e nunca lhe peguei. Creio que é uma prequela sem estar diretamente relacionado com a ação do anterior. Saiu posteriormente. 440 páginas versão bolso.

 

 

libro-la-casa-del-viento-titania-hardie.jpg

Comprei há meia dúzia de anos quando fui a Espanha para ter o prazer de ler em espanhol mas foi ficando depois do entusiasmo inicial.

Também me lembro do enredo e por isso não vou retomar do início. Faltam cerca de 550 páginas versão bolso.

 

 

32215d4156b2dba93c56eaad442c12ec--dance-store-danc

Este não é um romance. Foi escrito por uma bailarina e é sobre a relação entre a dança oriental e a mulher. A história da dança, o seu simbolismo e os benefícios no corpo e mente da mulher.

Agora que retomei esta dança desde há 3 anos quero mesmo retomar a leitura também. Cerca de 250 páginas.

 

 

51NN9T5SH0L.jpg

Este livro foi encontrado através do movimento BookCrossing. Tinha lido uma citação dele uns dias antes, achei muita piada à coincidência e trouxe comigo. Mas só li as páginas iniciais e deixei. Tenho mesmo que o ler para o libertar de novo. Cerca de 480 páginas.

 

 

Os Novos

 

Liv01220137_f.jpg

Esta autora, Sandra Carvalho é a Juliet Marillier ou a Marion Zimmer Bradley portuguesa. Já li muitos livros dela.

Li com muito entusiasmo o primeiro volume desta trilogia e fiquei em pulgas que saísse a continuação mas depois nunca mais me lembrei. Quando fui este ano à Feira do Livro no Palácio de Belém é que reparei que já tinham saído os outros 2 volumes. Mas também saíram durante 2017, não me atrasei muito.

Ainda avancei na leitura assim que comprei mas depois deixei de lado para terminar outras que tinha trazido da biblioteca.

A retomar do princípio.

De certeza que este vai abalar a minha resolução de ano novo e quando terminar vou a correr comprar o terceiro volume. Mas como é a continuação não conta para estatística. Cerca de 330 páginas.

 

 

500x (1).jpg

Encontrei este livro estranhamente numa daquelas feiras que vendem livros baratos. Já li as obras anteriores dela, é uma autora contemporânea bastante conhecida em França, com livros adaptado ao cinema e a minha autora francesa preferida, não sei como é que em Portugal esta obra foi parar ao refugo.

A minha mãe pediu-me emprestado assim que comprei e como ela é igual a mim, ficou perdido na pilha dela durante um ano ou dois. Cerca de 400 páginas.

 

 

image (1).jpg

Sofia promoveu uma troca de livros natalícios e este foi o que me calhou. Gosto de literatura fantástica mas os livros que leio estão mais relacionados com a mitologia celta ou ambientes mágicos, nunca li livros mais futurista.

As criticas dos leitores dizem que é uma leitura que prende. Vamos a ver. 350 páginas.

 

 

9789898869432.jpg

Pedi para me oferecerem este no Natal. É uma comédia romântica com livros à mistura. Cerca de 320 páginas.

 

 

As Reservas da Biblioteca

 

A-Livraria-dos-Finais-Felizes.jpg

Tinha vontade de ler este livro e depois foi proposto como leitura pela Companhia da Tinta. Devia ter sido devolvido à biblioteca em Novembro mas ficou retido em casa de alguém. Espero que ainda volte. Cerca de 500 páginas.

 

 

500x (2).jpg

Um dos livros mais aclamados pela crítica em 2017, por isso tenho 14 reservas à minha frente na biblioteca . Isto vezes 15 dias a cada um, faz com o livro chegue às minhas mãos lá pelo meio de Julho, caso ninguém fique com ele entretanto. Pode ser que a biblioteca compre outro exemplar. Cerca 470 páginas.

 

Caso tenham chegado até aqui na leitura deste post, acham que vou conseguir a resolução? Já leram algum?

 

33 comentários

Comentar post