Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

De Repente Já Nos...40!!!

O Lado B da Vida

De Repente Já Nos...40!!!

O Lado B da Vida

As Férias 2

 

Os 2º, 3º dias e manhã do 4º foram passados na Viagem Medieval de Santa Maria da Feira. Já lá tinha estado no ano passado e não resisti a voltar este ano.

 

E é assim, caso nunca tenham lá ido e caso gostem de ambientes festivos, a Viagem Medieval de Santa Maria da Feira é uma daquelas coisas que têm que fazer ao menos uma vez na vida.

 

Fiquei pelo 2º ano alojada no Inatel de Santa Maria da Feira e embora o blá, blá, blá de muitas pessoas nos sites de reservas que acham que o hotel precisa urgentemente de remodelações, digo-vos que é o sítio mais fantástico daquela zona. Fica no meio da floresta, ao lado do Castelo e basta descerem um pouco a mata para estarem no meio da Viagem Medieval. 

Para um hotel de 2 estrelas acho fabuloso. 

 

21330741_1386055374847865_1505758945_o.jpg

 

Santa Maria da Feira é uma cidade linda, o castelo é dos mais originais do nosso país, parece saído de um conto de fadas e a vegetação que envolve aquele espaço é mágica.

 

BeFunky Collage4.jpg

 

O doce mais emblemático de Santa Maria são as fogaças que em Janeiro têm uma festa própria. A Festa da Fogaceira é uma tradição com mais de 500 anos. 

Num dos mais tradicionais cafés que fabrica este bolo, a Confeitaria Castelo, fui apanhada por uma das empregadas a tirar fotos à cozinha do lado de fora e ela não fez mais nada do que simpaticamente enfiar-me lá dentro. Eu que adoro cozinhar fiquei encantada.

 

BeFunky Collage5.jpg

 

Quanto à Viagem Medieval quase não há palavras para a descrever, são 12 dias de pura festa e loucura onde vão mais de 600 mil pessoas. A cidade transforma-se, em todos os cantos acontece algo, as tendas de artesanato e comida são umas centenas e assim que acaba começam a preparar a do ano seguinte.

 

Deixo um cheirinho do que lá se passa, porque só vivendo aquilo se consegue ter noção.

 

Estão a ser percorridos os reis da 1ª dinastia. O ano passado viveu-se o reinado D. Dinis e da sua Rainha Santa Isabel que ainda foi protagonista neste ano dedicado ao seu filho D. Afonso IV, o Bravo.

 

BeFunky Collage6.jpg

 (sim, na terceira foto pode-se ver a minha reles tentativa de tiro ao arco )

 

Este ano fui visitar pela primeira vez os banhos de São Jorge, uma recriação das históricas termas de São Jorge, ainda hoje ativas e onde por 2 euros temos direito a um banho de pernas e pés, e depois a um chá enquanto descansamos numa "cama" à escolha enquanto ouvimos um concerto de harpa.

 

BeFunky Collage7.jpg

 

Os espetáculos temáticos deste ano a que assisti foram:

 

A "Peregrinação da Rainha Santa Isabel a Santiago de Compostela". Um desfile com mais de cem figurantes.

 

BeFunky Collage8.jpg

 

A espetacular peça de teatro "Os Amores de Pedro e Inês", que foi representada à beira rio. Uma peça de teatro com canto, dança e espetáculo de luzes para além de excelentes atores.

 

BeFunky Collage9.jpg

 

E a muito divertida e original peça, Luzia, Velha, Feia e Sandia que foi representada na praça principal onde cada atriz estava na sua janela a falar com a outras tais vizinhas coscuvilheiras. Ora elas aos descobrirem que andavam apaixonadas pelo mesmo homem que dava conversa às três, irritadas quando ele chegou à rua, começaram-lhe a atirar com couves e cântaros de barro quase acertando no público que não esperava .

 

BeFunky Collage10.jpg

 

Agora que Inês está morta espero com ansiedade o reinado de D. Pedro, o Cruel no próximo ano.

 

Continua...

 

 

18 comentários

Comentar post